Imagine a seguinte cena: você precisa diminuir a bainha de sua calça ou saia. Você chega até a costureira e pede que ela tire um pouco do comprimento da sua peça ou do cumprimento?
Ou, que tal este cenário: Você está atrasado, sobe as escadas da estação de metrô com pressa e chega praticamente voando na sala de aula ou em seu local de trabalho. Você cumprimenta ou comprimenta seus colegas?
Por terem a grafia parecida, é normal a confusão entre estes dois termos – o significado de um e outro, contudo, é bem diferente!
CUMPRIMENTO é um verbo que usamos quando chegamos ou saímos de algum lugar e, por educação, reverenciamos outra pessoa. Oi, bom dia, boa tarde e boa noite são alguns exemplo de cumprimentos. Opa, e aí e ei são formas informais de se saudar alguém. Também é utilizado como ato ou efeito de cumprir.
COMPRIMENTO é o verbete que utilizamos para mensurar extensão, distância ou dimensão de algo. Geralmente se refere ao tamanho de uma pessoa ou objeto. É o mesmo que “extensão de uma linha” e, do mesmo radical, deriva o adjetivo comprido.
Vejamos um exemplo:
Aqui, o correto seria que a pessoa utilizasse o verbo cumprimentar, e não o adjetivo cumprimento como verbo.
Fonte: 1001 Dúvidas de Português, 2ª Edição
José de Nicola e Ernani Terra