
Quando eu e você, leitor, temos uma dúvida em comum, “a gente” tem uma dúvida ou “agente” tem uma dúvida? Neste caso, é “a gente”. Mas isso não quer dizer que “agente” não exista.
As duas formas de escrever existem na língua portuguesa, mas têm usos bastante distintos. Confira melhor onde devemos usar cada uma delas:
A gente
“A gente”, separado, é a maneira informal de nos referirmos à primeira pessoa do plural, o “nós”. Significa um grupo de pessoas no qual a pessoa que fala também está incluída.
“A gente” é formado pelo artigo definido feminino singular a somado ao substantivo gente, formando uma locução pronominal.
Mas, ao contrário de “nós”, “a gente” deve ser conjugado na terceira pessoa do singular. Então fique atento na hora da conjugação.
Exemplos
A gente gosta muito de cachoeiras.
A gente viajou para várias cidades durante as férias.
No fim do ano, a gente sempre faz uma grande festa de comemoração
Agente
A palavra “agente” é um substantivo, e significa alguém que opera ou atua, que age. Também designa um profissional que é intermediário nas situações: um agente de negócios, um agente secreto, agente policial, agente de trânsito, agente de turismo.
Exemplos
Fui multado pelo agente de trânsito na semana passada.
A agente de turismo me ofereceu um ótimo pacote pela viagem.
James Bond é o agente secreto mais famoso do mundo.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.