“Agilidade” ou “ajilidade”: qual é o certo?
Assim como o significado da palavra, você tirará esta dúvida com grande velocidade

Alguns cargos de trabalho exigem pessoas de raciocínio ligeiro, que consigam executar tarefas e tomar decisões sob pressão e com velocidade. Em empregos como esses, é valorizada a: “agilidade” ou “ajilidade”? O som é o mesmo, mas apenas uma grafia está certa de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa.
A forma correta de escrever é “agilidade”, com a letra “G”. “Ajilidade”, com “J”, está incorreto e não existe na Língua Portuguesa.
Segundo o Dicionário Online da Língua Portuguesa, o substantivo feminino traduz a “característica, particularidade ou estado de ágil”, ou ainda presteza, ligeireza e vivacidade. Veja exemplos de seu uso:
- Agilidade é o requisito principal para o candidato que deseja esta vaga;
- Vamos, meu querido, agilidade! Quero esse relatório ainda hoje;
- O diferencial dessa clínica é a agilidade para marcar consultas;
- Na coreografia, Priscila entrega agilidade, delicadeza e precisão nos passos.
Caso a dúvida apareça de novo, lembre-se da etimologia da palavra. “Agilidade” vem do latim “agilĭtas”, com “G”, nada de “J” por aqui. Viu só? Esta dúvida é pura agilidade de se resolver. 😉
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.