“Anciedade” ou “ansiedade”: qual é o certo?
Chega de ficar angustiado toda vez que precisar escrever essa palavra. Tire de vez as suas dúvidas.
Os sintomas você conhece: um certo incômodo mental, batimentos cardíacos acelerados, respiração ofegante, suor excessivo: é a maldita ansiedade chegando. Sim, ansiedade se escreve com S, pode esquecer de vez a letra C.
A origem da palavra vem do latim, anxietas, que significa “angústia, perturbação” e cuja grafia sofreu uma adaptação quando chegou ao português moderno. Assim, o X original acabou virando um S na nossa língua.
A dúvida sobre a grafia de “ansiedade” pode vir de uma confusão com o sufixo -ância, muito comum no português, e que é escrito com C. É o caso de palavras como “substância”, “elegância”, “constância”. Muita gente repara na semelhança sonora entre -ância e “ansiedade” e assume que essa última palavra seria com C também. Mas isso é um erro.
Exemplos de uso
Só de pensar na prova do Enem me dá ansiedade.
Estou morrendo de ansiedade para o primeiro dia de aula.
Não me deixe ansioso, me diga qual é a surpresa!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.