“Antiinflamatório” ou “anti-inflamatório”: qual é o certo?
Não sabe quando usar o hífen no caso de palavras compostas? Vamos remediar essa dúvida de uma vez por todas!

O uso do hífen pode ser uma verdadeira pedra no sapato dos falantes da Língua Portuguesa, e este é o caso do “antiinflamatório” – ou seria “anti-inflamatório“? Neste texto, o GUIA DO ESTUDANTE te ajuda a remediar a dúvida não só neste caso, mas também no de outras palavras compostas. Afinal, quando se trata de gramática, sempre existe uma regra.
Repetiu as letras? Vá de hífen!
Sem mais delongas: o correto é “anti-inflamatório”, com dois “i’s” separados por um hífen! Essa é a grafia da palavra que passou a valer com o Novo Acordo Ortográfico. Mas essa regra não se aplica a todas as palavras compostas formadas a partir de derivação prefixal – outros medicamentos, como o antibiótico ou antivírus, estão aí para provar!
A separação ocorre no caso do anti-inflamatório porque o prefixo começa com a mesma letra da palavra seguinte – neste caso, duas letras “i” aparecem uma ao lado da outra. A regra também vale quando a segunda palavra começa com “h”, como “anti-higiênico”.
Exemplos
O médico receitou que ela tomasse o anti-inflamatório por cinco dias.
Tomar anti-inflamatórios sem prescrição médica pode ser perigoso.
O anti-inflamatório já não era mais suficiente: precisou ser medicada com um antibiótico.
Acesse aqui outras Dúvidas de Português!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.