Em dias quentes como os que estamos enfrentando, o que todo brasileiro gostaria de ter em casa é um… “ar condicionado” ou “ar-condicionado“? Seja na hora de escrever uma mensagem no WhatsApp ou fazer uma busca pelos melhores preços na internet, é possível que você se depare com a dúvida.
Caso esteja se referindo de fato ao aparelho, que permite refrigerar o ar ambiente e alivia o calorão – e não “calorzão”, como já explicamos por aqui – então a resposta certa é “ar-condicionado”, com hífen. Os termos “ar” e “condicionado”, quando unidos por esse sinal gráfico, tornam-se uma única palavra: o substantivo composto que dá nome a um aparelho eletrodoméstico.
+ “Eu suo” ou “eu soo”: qual é o certo?
Mas acredite: a forma sem o hífen também existe! A diferença é que aqui as duas palavras não se juntam para formar uma só. “Condicionado”, neste caso, é um adjetivo que qualifica o substantivo “ar”. Normalmente quer dizer que o ar está subordinado ao efeito de algum aparelho, que também pode ser um umidificador ou um aquecedor, por exemplo.
Exemplos
- Com a onda de calor, a demanda por ar-condicionado aumentou muito.
- A temperatura do ar-condicionado era motivo de discussão entre os funcionários.
- O ar condicionado pelo umidificar aliviou os problemas respiratórios do bebê.
Veja aqui outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.