O certo é “assar” ou “açar”? E “asar”?
Acredite: todos estes termos existem na língua portuguesa e estão corretos! Agora, veja em que contexto usar cada um

Você tentou assar o peru para a ceia de Natal, mas esqueceu ele no forno e acabou queimando… que azar! Agora você precisa traçar um plano para improvisar uma receita de última hora para sua família, mas tudo bem, porque dizem que asar a imaginação traz boas ideias no final das contas! Por incrível que pareça, todas as grafias estão corretas no texto anterior – só não vale usar a palavra “açar”. Veja só na explicação abaixo!
Assar é um verbo que significa submeter algo a temperaturas insuportáveis. Também é sinônimo de queimar, arder, causar inflamação, irritação ou escoriação na pele por efeito do atrito. O verbo assar é usado no contexto de provocar assadura ou submeter algo à ação do fogo para cozer, normalmente em um forno, como assar o peru.
“Azar” e “asar”: palavras homófonas, mas com significados bem diferentes
“Azar” com “z” é um substantivo e verbo. Como substantivo, significa má sorte, desgraça ou acaso. Enquanto verbo, se refere ao ato de dar azo, ou seja, causar ou ocasionar algo. Já “asar” com “s” é sinônimo de alar, indicando o ato de pôr asas.
- Se isso azar um acidente, não diga que eu não avisei!
- Os engenheiros estão com dificuldade em asar o avião.
Azar e asar são palavras homófonas: pronunciadas da mesma forma, mas escritas de formas diferentes.
Mas e açar?
“-açar” é um sufixo que tem o objetivo de trazer repetição e intensificação para a palavra, como por exemplo nas palavras envidraçar, avoaçar e estilhaçar. Não deve, no entanto, ser entendido como uma palavra ou um termo por si só.
Se estiver falando de cozinhar algo no forno, portanto, não hesite: é “assar”, com dois “s”. “Açar” ou “Asar” estão errados nesse contexto.
Veja aqui mais dúvidas de português
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.