Enquanto dirige, João gosta de escutar sua playlist favorita no som do carro. Em certos momentos, ele se empolga e começa a cantarolar a canção, comprimindo os lábios em um formato circular. Este som que João faz com a boca é descrito como “assobiar” ou “assoviar”?
A resposta é simples: não importa.
As duas palavras existem no dicionário e estão corretas na Língua Portuguesa. A ocorrência tanto da letra B quanto da letra V acontece por conta de uma variação linguística. Isto é, dependendo da região do país em que o falante se encontra, será mais usual usar “assobiar” ou “assoviar”. É mais comum escutar “assoviar” em regiões afastadas das capitais, como no interior de Minas Gerais.
A forma original da palavra, que deriva do latim assibilo, é “assobiar”.
O processo de substituição da consoante B pela V é muito frequente no português falado em Portugal. Este fenômeno linguístico tem um nome, betacismo, e, de forma resumida, descreve a troca da consoante oclusiva, que são as quais bloqueamos a saída do ar para produzirmos o som (como o B, o P, e o M), por uma fricativa, que são as requerem uma fricção do ar para serem produzidas (como o V, o Z e o J).
Exemplos
- Meu pai tem o costume de assobiar enquanto cozinha.
- Ela me avistou na rua e assoviou antes de me chamar.
- Eu sei cantar o hino nacional inteiro com assobios.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.