“Astigmatismo” ou “estigmatismo”: qual é o certo?
Não sabe como se referir ao problema de visão? A gente te ajuda!

Você provavelmente é ou conhece uma pessoa que usa óculos para enxergar melhor. Pois é, os casos estão longe de serem raros: segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada. Entre os diagnósticos mais comuns estão a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Ou seria estigmatismo?
Se você tem um problema na córnea e por isso enxerga as imagens distorcidas, o correto é dizer que tem astigmatismo, com “a” no início. De acordo com o dicionário Michaelis, a definição médica da palavra é “deformação visual resultante de irregularidades da curvatura da córnea e, às vezes, do cristalino ou do globo ocular”.
Mas, à princípio, astigmatismo vem de um conceito da Física – mais especificamente da óptica, área que estuda fenômenos relacionados à luz. Por isso, sua outra definição de acordo com o dicionário é:
“Efeito de um sistema óptico de tal modo que a imagem de um ponto é igual a um segmento de reta e a imagem de uma reta é uma linha curva.”
E “estigmatismo”, o que significa?
“Estigmatismo”, embora não sirva para designar a doença na visão, também é um conceito da Física óptica. Significa “propriedade de certos sistemas ópticos (lentes ou espelhos, por exemplo), pela qual raios de luz de um ponto singular convergem em um ponto focal singular.”
Trocando em miúdos, o “estigmatismo” é o oposto do “astigmatismo”: é quando a luz converge para um único ponto – ao contrário do astigmatismo quando ela se dispersa.
Pergunte a uma pessoa que tem a doença como ela enxerga, sem óculos, os faróis dos carros, e vai entender bem a diferença 🙂
Exemplo
- Não podia sair de casa sem os óculos por causa do astigmatismo.
- Você tem miopia ou astigmatismo?
- O médico deu o diagnóstico: tinha 2 graus de astigmatismo no olho esquerdo.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.