“Autoajuda” ou “auto-ajuda”: qual é o certo?
Neste caso, a ajuda não precisa vir só de você! Consultamos um dicionário para te ajudar
Ela está na lista dos livros mais lidos, em milhares de vídeos no Youtube, em quadros decorativos, cadernos, imagens compartilhadas nas redes sociais, e por aí vai. É claro que estamos falando da auto-ajuda! Ou será que o correto é escrever autoajuda, tudo junto?
Podem culpar o (não tão novo assim) Acordo Ortográfico! Foi ele quem derrubou o hífen deste termo, tornando “autoajuda” a única forma correta de escrever. De acordo com o Dicionário Michaelis, autoajuda é definido como:
“procedimento de ajudar a si mesmo, utilizando os próprios recursos interiores (morais, mentais, emocionais) para superar uma dificuldade de ordem psicológica ou física (saúde, trabalho, finanças etc.), a fim de atingir um objetivo de ordem prática.”
“Autoajuda” é escrito junto porque, de acordo com as regras gramaticais da Língua Portuguesa, só levam hífen os termos formados por derivação prefixal cujo prefixo termina com a mesma letra da palavra seguinte – ou quando esta começa com “h”. Veja só estes dois casos:
- auto-observação
- auto-hipnose
Como este não é o caso de “autoajuda”, em que a junção acontece entre o “o” e o “a”, não devemos utilizar o sinal.
Exemplos com autoajuda
- Aquele livro de autoajuda tornou-se um best seller instantâneo;
- Não me venha com este papo de autoajuda!
- Autoajuda nem sempre precisa ser algo negativo;
- Reparou que ela só posta mensagens de autoajuda nas redes sociais?
- Ficou famoso apenas por ser coach e publicar vídeos de autoajuda.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso ENEM GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.