“Bege” ou “beje”: qual é o certo?
Você sabe escrever o nome dessa cor que tem origem no francês?

Ela é básica, mas está longe de ser um consenso. Há quem ame essa cor, defendendo sua versatilidade e possibilidades de combinação. Os que odeiam costumam dizer que ela é insossa, sem nenhum atrativo e sem graça. Afinal, estamos falando do “bege” ou “beje”?
Eis aí uma dúvida que não tem nada de simples. Ela acontece porque, quando precedidas de “e” e “i” as letras “g” e “j” tem exatamente o mesmo som! Neste momento, não há mais nada a fazer a não ser buscar a ajuda de um dicionário. Segundo o Michaelis, o Aulete e até mesmo o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), se você está se referindo à cor amarelada, como a lã natural ou fibras sem tingimento, o correto é escrever “bege”, com “g”.
A palavra “beje” até está registrada no Michaelis, mas aparece como sinônimo de “ibêji”, uma entidade do candomblé. Ou seja, não tem nada a ver com a cor.
Très chic!
Você pode até não ser muito fã de usar roupas beges ou não querer pintar as paredes da sua casa dessa cor, mas uma coisa é inegável: a palavra é muito chique!
“Bege” é apenas uma das muitas palavras que usamos no português, mas que tem origem francesa. A origem do “bege”, portanto, é o francês “beige”.
+ Por que o idioma francês tem tanta influência no português?
Exemplos
- Você poderia pegar aquela jaqueta bege para eu experimentar?
- A recepção do consultório era toda pintada de bege.
- Preferia qualquer outra cor, menos bege.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.