“Bicarbonato” ou “bicabornato”: qual é o certo?
Ele é mil e uma utilidades - mas o jeito certo de escrever é apenas um

Ele é mil e uma utilidades: pode ser usado para retirar manchas das roupas, para higienizar legumes, na limpeza de azulejos e por aí vai. Especula-se até que ele ajuda a combater o mau hálito – mas, em casos de saúde, é sempre bom consultar um médico. Estamos falando do “bicarbonato” ou “bicabornato” de sódio?
No linguajar cotidiano você pode até escutar a versão “bicabornato” vez ou outra, mas saiba que ela não está registrada nos dicionários. Portanto, o único jeito certo de escrever essa palavra é “bicarbonato”, com o “r” na segunda sílaba! O Dicionário Michaelis define a palavra como “sal ou ânion (HCO3) derivado do ácido carbônico; carbonato ácido”.
Curiosidade
Você certamente já ouviu falar do “bicarbonato de sódio”, mas e o “bicarbonato de soda”? Pois é, segundo o Michaelis essa segunda expressão existe! É um regionalismo baiano, uma maneira coloquial de se referir à cachaça.
Exemplos
- Minha mãe ensinou a receita com bicarbonato de sódio para remover manchas das roupas.
- Ela jurava que o gargarejo de bicarbonato de sódio é que havia curado sua dor de garganta!
- Os dentistas alertam sobre os riscos de usar o bicarbonato como clareador de dentes: ele é abrasivo e pode gerar desgaste!
- O bicarbonato serve para muitas coisas, mas precisa ser usado com cautela.
- Sempre tinha uma lata de bicarbonato em casa, que usava para higienizar as verduras e legumes.
Confira outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.