“Bloqueei” ou “bloquiei”: qual o certo?
Palavra usada em diversos contextos tem apenas uma grafia correta. Veja qual é

Quando você vai dizer que barrou alguém nas redes sociais, diz “eu bloqueei” ou “eu bloquiei” essa pessoa? Bom, você pode até escorregar no português na hora de pronunciar, mas saiba que só existe um jeito certo de escrever segundo a norma culta.
A grafia correta da palavra é “bloqueei”.
A palavra “bloquiei” está errada e não existe na Língua Portuguesa. “Bloqueei” é a forma conjugada do verbo “bloquear” na primeira pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo.
+ Qual é o diminutivo de montanha?
Bloquear para além das redes
Apesar de, atualmente, o verbo “bloquear” ser usado muito mais em contextos digitais, esta palavra significa ‘impedir a passagem ou de dificultar a realização de algo’.
Também pode indicar o ato de produzir inibição, de provocar bloqueio psicológico e de mecanicamente, impedir algo de se movimentar. Sinônimos de impedir, fechar, atravancar, reprimir, obstruir, recalcar, travar e brecar, entre outros.
Então, é possível dizer que você bloqueou alguém nas redes sociais, a passagem de alguém pelo corredor e até a bola em um jogo de vôlei.
Exemplos
- Bloqueei meu celular sem querer. Como faço para desbloquear?
- Ontem eu bloqueei meu ex-namorado no Facebook.
- Bloqueei meu cartão de cidadão. E agora?!
- Bloqueei a passagem do cão e impedi que ele fosse para a rua.
- Bloqueei a bola, ganhando pontos para meu time.
+ Qual é o singular de “parabéns”?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.