“Bochecha” ou “buchecha”: qual é o certo?
Popularmente se fala de um jeito, mas a forma correta é outra! Venha entender

“Avião sem asa, fogueira sem brasa, sou eu assim sem você”. Leu no ritmo da música? Não é para menos! A canção “Fico assim sem você”, tal qual “Evidências” ou “Ana Júlia”, está no inconsciente dos brasileiros. Ela virou hit na voz da dupla Claudinho & Buchecha no início dos anos 2000. Ou será que o nome correto dos cantores seria Claudinho & Bochecha?
Bem, a explicação não é tão simples! Para se referir aos ídolos da música, o correto mesmo é Claudinho & Buchecha. Acontece que o apelido “Buchecha” representa um coloquialismo comum, já que a forma correta de se referir às partes laterais do rosto é “bochecha”, com a letra “o”. Essa é a única versão da palavra registrada nos dicionários e no VOLP, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
É claro que “Buchecha”, no caso da dupla, acaba funcionando como um nome próprio, e por isso não tem certo ou errado. Mas quando quiser se referir a essas partes salientes da face, vá sem medo: é bochecha!
Exemplos com “bochecha”
- A bochecha direita ficou com uma marca de batom depois que cumprimentou a amiga;
- Você já ouviu falar daquela cirurgia na bochecha, a bichectomia?
- A bochecha do bebê era a coisa mais fofa!
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.