“Cachimbo” ou “caximbo”: qual é o certo?
Palavras com x ou ch podem gerar dúvidas. Confira a grafia correta!
Sua principal função é ser um utensílio para fumar, geralmente, tabaco. Mas também é usada em expressões populares pelos falantes. Sua grafia pode gerar a dúvida. Matou a charada? Estamos falando do “cachimbo” ou “caximbo”? A única forma dicionarizada é cachimbo, com ch.
A palavra é derivada do termo “kixima”, do quimbundo, uma das línguas bantas mais faladas em Angola. No dicionário Michaelis, constam as expressões “cachimbo da paz”, que se refere às cerimônias de acordos de paz e amizades entre certos povos indígenas norte-americanos, e “apagar o cachimbo”, que significa perda de entusiasmo, “pôr água na fervura”.
Quando escrever palavras com “x”?
Entender quando escrever palavras com “x” ou “ch” pode ser uma dificuldade para os falantes da língua portuguesa. Algumas dicas podem ajudar nesse momento, como lembrar que o uso do “x” pode acontecer nos seguintes casos:
- Depois de ditongos (duas vogais na mesma sílaba): baixar, peixe, faixa, entre outras.
- Quando a primeira sílaba da palavra é en: enxergar, enxaqueca, enxada – mas sempre é preciso verificar a origem da palavra. No caso de “enchente” ou “encher”, por exemplo, ambas são derivadas da palavra cheio, portanto seguem a grafia com ch.
- Após a sílaba me: mexer, mexicano, mexerica (a palavra mecha é uma exceção).
Exemplos com cachimbo
- O cachimbo do avô era feito de madeira.
- O cheiro da fumaça do cachimbo a deixava enjoada.
- Passaram em uma loja de artesanato e compraram um cachimbo exclusivo para o seu pai.
Veja mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.