“Caxumba” ou “cachumba”: qual é o certo?
Também conhecida como papeira, essa doença tornou-se mais rara desde que foi inventada a vacina

Com toda certeza você já ouviu falar dessa doença, que também é conhecida como “papeira”. O sintoma mais comum é o inchaço das glândulas próximas do rosto e do pescoço, o que confere um aspecto inchado ao paciente infectado. De acordo com o Ministério da Saúde, é uma doença de alta morbidade – ou seja, atinge muita gente – mas de baixa letalidade. Estamos falando da “caxumba” ou “cachumba”?
O correto é “caxumba”, com “x”. De acordo com o Dicionário Michaelis, essa é a forma popular de se referir à doença de nome médico parotidite epidêmica. Ela atinge principalmente crianças em idade escolar, mas também pode contaminar adultos.
Algumas pessoas não sabem, mas existe vacina para a caxumba – e graças a ela o número de casos no Brasil caiu drasticamente! Trata-se da tetra viral ou tetravalente, que previne também contra sarampo, rubéola e varicela.
A caxumba é transmitida por gotículas de saliva.
Exemplos
- Pensava que a caxumba era uma doença erradicada, até um surto começar no bairro.
- Não deixe de vacinar seu bebê contra a caxumba, é uma doença muito contagiosa.
- A caxumba também é chamada de papeira em alguns lugares.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.