“Caramelizado” ou “caramelado”: qual é o certo?
Você gosta mais de cebola caramelizada ou caramelada? Tem diferença? A gente conta para você aqui

Você já experimentou banana caramelizada? E caramelada? Será que tem diferença entre uma e outra? Saiba que essas duas palavras são sinônimas e estão corretas. Caramelizado ou caramelado indicam algum alimento que se caramelizou, que se transformou em caramelo, ou que foi envolvido, impregnado ou untado com calda de caramelo.
Segundo a gramática da Língua Portuguesa, os sufixos ‘-ar’ e ‘-izar’, presentes nas palavras “caramelar” e “caramelizar”, dão significados equivalentes. Esse mesmo fenômeno ocorre em outros termos, às vezes, com pequenas alterações de sentido. Alguns exemplos são: vitimar e vitimizar; valorar e valorizar; protocolar e protocolizar; aterrar e aterrizar.
Receitas carameladas ou caramelizadas
Você pode encontrar pratos com alimentos caramelados ou caramelizados no mundo todo. Na França, tem o tradicional crème brûlée; em Portugal, o pudim de claras Molotofe; na China, o Tanghulu, doce feito à base de morangos caramelados; nos Estados Unidos, o Honeycomb: caramelo crocante de mel; e na Austrália, o Caramel Slice, sobremesa com recheio de caramelo e cobertura de chocolate.
No Brasil? Há tantas receitinhas deliciosas, mas o destaque vai para a mais popular de todas: a maçã do amor, a “rainha” das festas juninas. Aquela capinha que cobre a fruta é caramelada (ou caramelizada). A escolha de como você vai chamá-la fica por sua conta.
Exemplos adocicados com as duas palavras
- Quero um hambúrguer com queijo e cebola caramelizada.
- A forma do pudim está totalmente caramelizada.
- Já experimentou uvas carameladas?
- Prove esse sorvete com frutas carameladas!
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.