‘Chover a cântaros’: o que significa a expressão e qual sua origem
Essa frase caiu do céu para este momento chuvoso! Vem entender seu significado

Mais comum em alguns estados do país do que em outros, essa expressão cai como uma luva neste final de janeiro – estão previstos grandes volumes de chuva em todo o Sudeste e parte do Norte e Nordeste, como Amapá, Pará e Maranhão. Pois é, vai chover a cântaros! Mas antes de sair falando por aí, o GUIA DO ESTUDANTE te explica o que isso significa.
Embora muita gente use a frase por aqui, em terras tupiniquins, ela nasceu em território lusófono. Em Portugal “chover a cântaros” é muito mais comum, e o próprio Dicionário da Língua Portuguesa (DLP) do país explica o significado: é simplesmente “chover muito”.
O ditado também aparece em outros dicionários, como o Priberam, que traz a exata mesma definição.
Mas afinal, o que é “cântaros”?
Ok, mas por que “cântaros” é associado a muita chuva? O que quer dizer essa palavra pouco usual?
Trata-se de um tipo de vaso, normalmente de barro ou de metal, com duas alças. Ele tem uma função específica: é usado para guardar ou transportar líquidos, sobretudo água. Agora tudo fez sentido, certo?
“Chover a cântaros” significaria, na prática, chover o equivalente a vários desses recipientes, como explica a Academia das Ciências de Lisboa:
“As expressões chover a cântaros ou a potes são expressões sinónimas de chuva muito intensa, dando a ideia de que está a ser despejada de vários cântaros ou potes.”
E aí, na sua cidade também está chovendo a cântaros?
Veja aqui mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.