“Chucro” ou “xucro”: qual é o certo?
O escritor Monteiro Lobato nos ajuda a decifrar esse enigma

“Um dia, um doutor portou lá por causa da chuva e espantou-se de tanta miséria. Vendo o caboclo tão amarelo e chucro, resolveu examiná-lo […] Amigo Jeca, o que você tem é doença”. Este é um trecho da obra Urupês, em que Monteiro Lobato conta a história de Jeca Tatu. O escritor usou a grafia com “ch” para a palavra “chucro”, mas a versão com “x”, “xucro“, também é correta e aceita na Língua Portuguesa.
As duas palavras vêm de “chúcaro”, que tem origem no quíchua, língua de um povo indígena que habitava a Argentina, a Bolívia, o Peru e o Equador. Aqui no Brasil, “chucro” e “xucro” são termos que fazem parte do linguajar de comunidades rurais, principalmente em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul.
O que significa?
Chucro (ou xucro) é sinônimo de indomado, selvagem, arisco, rude, bronco, grosseiro, arredio e bravio. Um cavalo selvagem, ou seja, que ainda não foi domesticado, por exemplo, pode ser chamado de “chucro” ou “xucro”.
O termo também pode significar novato, inexperiente, inábil, ignorante, inculto, leigo, mal-educado, despreparado e desajeitado. No caso do personagem Jeca Tatu, Lobato o chamou de chucro com uma conotação negativa, tomando-o por ignorante.
E a lista de sinônimos não para por aqui. Tem mais um: amargo. Você já ouviu dizer que o café está muito chucro (ou xucro)? É porque não está adoçado.
Exemplos
Aqui a gente mostra alguns exemplos em que você pode usar as duas formas de grafia da palavra. Veja a seguir.
- O peão tem a habilidade de domesticar cavalos chucros.
- Aquele homem foi muito rude e grosseiro, por isso o chamaram de chucro.
- O rapaz se sentia um xucro em seu primeiro emprego, pois era totalmente inexperiente.
- O café está muito xucro. É melhor colocar açúcar ou adoçante.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.