Todo mundo conhece alguém assim: você conta sobre uma boa ação e o primeiro instinto da pessoa é duvidar da sua intenção. Você está passando muito tempo com a sua avó? A pessoa vai dizer que você está querendo dinheiro emprestado dela. Começou um trabalho voluntário em uma ONG? Ela vai afirmar que é só para chamar atenção e posar de bonzinho. Indivíduos assim, geralmente, são desconfiados, pessimistas, e usam do sarcasmo para expressar suas verdadeiras opiniões. Chamamos eles de “cínicos” ou “sínicos“? Qual é o correto?
Vamos direto ao ponto: para nomear esse tipo de indivíduo, usamos palavra “cínico”, com “C”. No entanto, “sínico”, com “S”, também é uma palavra reconhecida na Língua Portuguesa. Com outro significado, é claro: diz respeito a tudo que se refere à China ou aos chineses. Ou seja, “sínico” com “S” existe, está correto, mas cumpre um propósito completamente diferente.
Exemplos de cínico
“Cínico”, com “C”, portanto, diz respeito a uma atitude ou comportamento. Descreve indivíduos que ficam desconfiados em relação às motivações e sinceridades dos outros – geralmente, usando sarcasmo ou ironia para expressar isso. Um cínico vai sempre assumir que as pessoas agem por interesse próprio. É um cético, por natureza. Veja exemplos.
- Ele tem uma visão cínica do mundo, acreditando que ninguém faz o bem sem esperar algo em troca;
- A abordagem cínica da empresa em relação à responsabilidade social foi criticada por muitos;
- Após tantas promessas não cumpridas, ele continua a ser um político cínico;
- A risada cínica do vilão tornou a cena ainda mais assustadora;
- Após anos de decepções, é difícil não adotar uma perspectiva cínica sobre relacionamentos.
Exemplos de sínico
Ainda que não seja um termo muito usado, “sínico”, com “S”, é usado para descrever tudo que é referente à China ou ao povo chinês. A origem da palavra vem do latim: sinae. Podemos usar “sínico” para descrever a língua, a cultura ou a própria civilização chinesa. Veja exemplos de frases com a palavra:
- Heitor estuda literatura sínica na universidade, focando nas obras clássicas chinesas;
- A arte sínica é conhecida por suas belas porcelanas e caligrafia;
- Manuela está aprendendo mandarim para melhor compreender a cultura sínica;
- A música sínica tradicional utiliza instrumentos como o guzheng e o erhu;
- Os representantes do bairro estão organizando um festival para celebrar a cultura sínica e suas tradições.
Como não errar mais
Está bem, até o Guia do Estudante admite: é bem fácil confundir “cínico” e “sínico”. Afinal, o som é o mesmo. E, cá entre nós, no dia a dia, é bem mais raro usarmos a palavra “sínico” para referenciar a China. Sendo assim, para lembrar de “cínico”, com “C”, a dica é lembrar de uma das características desse comportamento: o ceticismo. Lembre-se que, assim como o cético, o “cínico” também começa com a letra “C”.
E, a título de curiosidade, cinismo também é uma corrente filosófica, sabia? Nasceu lá na Grécia Antiga, por volta do século 4 a.C. Foi o nome dado aos seguidores das palavras de Antístenes, um discípulo de Sócrates. A corrente filosófica defende a autossuficiência, o desprezo pelas convenções sociais e a simplicidade como as chaves para uma vida feliz. As ideias do cinismo foram a base para outras escolas filosóficas, principalmente o Estoicismo, que também defende noções sobre autossuficiência e virtude.
Confira outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.