Coco ou cocô: quando usar cada palavra
Aqui um acento pode mudar tudo - e te fazer pedir sabores duvidáveis de comidas...
Sabe aqueles erros de português que podem mudar completamente o sentido de uma frase – e nos fazer passar por um enorme constrangimento? No topo dessa lista esta o “coco” ou “cocô“. Sim, caro leitor, aqui um acento pode gerar sabores duvidáveis de sorvete. Aprenda de uma vez por todas quando usar cada uma!
Coco, a fruta
Caso a sua intenção seja se referir à fruta do coqueiro, o correto é “coco”, sem acento. Por se tratar de uma palavra paroxítona, cuja silaba tônica é a penúltima (CO-co), ela não recebe nenhum tipo de acentuação. Então se você estiver falando do alimento, nada de colocar o acento circunflexo – seja no primeiro ou no segundo “o”.
Exemplos:
Para fazer o pavê, a confeiteira prefere usar coco fresco.
O preço da água de coco subiu.
Coco é minha fruta predileta.
+ Genipapo ou jenipapo: qual é o certo
Cocô, as fezes
Na linguagem informal, “cocô”, com o acento circunflexo na última sílaba, é sinônimo de fezes. É um jeito eufemístico – e, convenhamos, mais fofo – de se referir aos excrementos. Diferente do “coco”, aqui a palavra recebe o acento porque é uma oxítona – a sílaba tônica é a última.
Exemplos:
Levava uma sacola para retirar o cocô do cachorro na hora do passeio.
O bebê fez cocô bem na hora de sair de casa!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Tema de redação da Unesp 2026 aborda epidemia da solidão
Gabarito extraoficial 2º dia do Enem 2025 no Pará: veja como acessar
Saiba como acompanhar o gabarito extraoficial da 2ª fase da Unesp 2026
Quando cai o pagamento de mil reais do Pé-de-Meia? E o bônus para quem fez Enem?
Qual é o feminino de jacaré?





