Como se escreve: inchar, enchar ou inxar?
Está com a cabeça inchada de tanto pensar na resposta? Seus problemas acabaram. Descubra a forma certa de se escrever essa palavra.
Vamos direto à resposta. Nem enchar, nem inxar: a única forma correta de se escrever essa palavras com tantas possibilidades de erro é inchar.
Escrever inchar com E é um exemplo de hipercorreção linguística: quando uma pessoa, na tentativa de se adequar à norma culta, acaba corrigindo o que já estava certo. Peguemos a palavra “escola”. No português falado, o E do começo da palavra tem som de I – o que faz com que muita gente acredite que ela seja escrita com I, “iscola”. Quem aprende a forma correta, porém, se lembra sempre que “escola” é com E, e tenta aplicar a mesma regra a todos os termos que têm som de I no início. Incluindo o verbo “inchar”. Outro exemplo desse comportamento acontece com entubar.
+ Qual o certo: tráfico ou tráfego
O significado de “inchar” você já sabe: aumentar de volume, crescer, dilatar. De acordo com o dicionário Michaelis, sua origem vem do espanhol, “hinchar”, que tem o mesmo significado para os hispanohablantes – os falantes de espanhol.
Usos do termo:
Bati o joelho na mesa e agora ele está inchado.
Estou com a barriga inchada de tanto comer.
O inchaço pode ser tratado com gelo.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.