Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99/mês
Imagem Blog

Dúvidas de português

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Como se escreve zero em algarismo romano? Entenda o mistério

O número zero teria surgido na região da Índia no século V

Por Mirella Cordeiro
4 ago 2025, 10h53
Mão segura vela de aniversário com o número zero, em cenário cor de rosa
 (Unsplash/Reprodução)
Continua após publicidade

Apesar de não ser nosso principal modo de representação dos números, os algarismos romanos ainda estão presentes na nossa vida para falar de séculos, nomes de reis, imperadores, guerras e até papas. Alguns exemplos são “século XXI”, “II Guerra Mundial” e “Rei Luís XIV”.

Mas você já reparou que os números começam no I (1)? Como fica o zero nessa história? A verdade é que o número zero não existe em algarismos romanos.

Roberta Teixeira, professora de Matemática do Colégio e Curso AZ e mestre em História da Matemática, explicou ao Guia do Estudante que os algarismos romanos surgiram por volta do século VII a.C. e que, naquela época, o zero ainda não era necessário, pois a população usava outra solução.

“Se você pegar documentos antigos da Era Romana, documentos de administração, por exemplo, verá cálculos como: se eu tenho 10 sacos de arroz e vendi 10, com quantos eu fiquei? A resposta era ‘nulla’, que significa ‘nada’”.

Já a matemática teórica nasceu na Grécia Antiga um pouco depois, por volta do século VI ou V a.C. “A matemática nesse princípio se chamava geometria, ‘geo’ vem de ‘terra’, ‘metria’ vem de ‘medida’. Então é a medida da terra. Ou seja, quando a matemática surge é para trabalhar com coisas concretas. Nesse sentido, não tinha lugar para o zero, porque não temos no nosso dia a dia coisas que podemos medir e que vai dar zero”, disse.

Continua após a publicidade

Mas então… Quando nasceu o zero?

Acredita-se que o número tenha surgido na região da Índia, no século V, cerca de 12 séculos após o nascimento dos algarismos romanos, contou Teixeira. “Depois, o número só chega na Europa no século XII com Leonardo Fibonacci” – sim, o mesmo da sequência de Fibonacci.

O matemático teve contato com o sistema numérico indo-arábico – o que usamos atualmente – em uma viagem para a região da Arábia com o pai comerciante. “Ele ficou apaixonado e o levou para a Europa”, segundo a professora. Foi assim que o sistema (e o zero) se disseminou no mundo ocidental.

Agora você já sabe por que nunca viu o zero em algarismo romano: ele não existe. Mas, se quiser brincar, pode usar a palavra “nulla” como os romanos.

Confira outras Dúvidas de Português.

Publicidade
Como se escreve zero em algarismo romano? Entenda o mistério
Estudo
Como se escreve zero em algarismo romano? Entenda o mistério
O número zero teria surgido na região da Índia no século V

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 1,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês