Imagine a situação: dois amigos que não se viam há muito tempo decidem jantar juntos em um restaurante para colocar o papo em dia. Ao final da refeição, um dos dois decide agradecer a presença do outro e dizer o quanto lhe aprecia. De acordo com as normas da Língua Portuguesa, o amigo deve dizer: “Obrigado pela companhia” ou “Obrigado pela compania”?
Uma empresa que é formada por um grupo de sócios ou acionistas é uma “compania” ou “companhia”? Um grupo de atores que se apresenta juntos é uma “companhia de teatro” ou uma “compania de teatro”?
A dúvida entre a grafia correta desta palavra é comum e dá um nó na cabeça de muita gente. No entanto, há apenas uma resposta certa.
A forma correta da palavra é “companhia”. A grafia “compania”, sem o H, está errada e não existe na Língua Portuguesa.
Exemplos:
- A companhia dele me faz tão bem, sempre fico mais feliz ao seu lado.
- No ano passado, a companhia registrou uma alta histórica nos lucros.
- A companhia de teatro que está em cartaz sempre traz boas peças para a cidade.
Companhia
O motivo desse erro tão comum pode ser explicado por uma área da Linguística que se chama ortoépia. De forma geral, ela estuda a pronúncia correta das palavras em constraste com a maneira que são faladas no dia a dia.
Vejamos o caso de “companhia”. No cotidiano, é muito difícil ouvir alguém pronunciar o -nh da palavra de forma marcada; o mais comum é falarmos “compania”, como se a letra H não existisse ali. Dessa forma, na hora de escrever, temos a tendência de reproduzir este pensamento.
O mesmo fenômeno acontece em palavras como “bandeja” (falamos “bandeija”) e “empecilho” (falamos “impecilho”), que por vezes escrevemos da forma como nos acostumamos a pronunciar.
Para não errar mais
A dica para não se confundir mais na hora de escrever “companhia” é lembrar de algumas palavras derivadas, como “acompanhado” e “companheiro” – ambas com a presença do -nh.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.