“Cumulativo” ou “acumulativo”: qual o certo?
Está na hora de acumular conhecimento! Ou seria cumular? Descubra neste texto

Imagine que o dono de uma loja queira anunciar uma promoção, na qual quanto mais peças o cliente comprar, maior será o desconto. Ele deve se referir ao desconto como “cumulativo” ou “acumulativo”?
É simples: ambas as formas estão corretas!
As duas palavras existem e podem ser usadas como sinônimas, já que “cumulativo” vem de “acumulativo”. Caso queira se referir a descontos, por exemplo, tanto faz usar uma ou outra.
Há, no entanto, uma sutil diferença de efeito, dependendo do contexto em que as palavras são empregadas. “Acumulativo” é mais usado no sentido de acumular coisas, ser acumulador. Já “cumulativo” é usado para expressar efeitos sobrepostos em uma escala, por exemplo.
Além disso, “cumulativo” é mais recorrente na fala do que na escrita.
Ambas as palavras são adjetivos formados por derivação sufixal. O sufixo “-tivo” serve para descrever a forma de alguma coisa, e forma adjetivos a partir de verbos.
Exemplos
- Essa medicação não tem efeito cumulativo no organismo.
- Todos concordaram que a pontuação do jogo não seria acumulativa.
- Não se aguentava: todas as vezes que via descontos acumulativos estourava o limite do cartão de crédito.
- A nota do vestibular seriado é cumulativa: no final dos três anos, determina a média do aluno.
Veja outras dúvidas de português
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.