
O nome científico dessa planta é Theobroma Grandiflorum, mas popularmente ela é chamada por diferentes variações como copoasú, pupu, cacao branco e, principalmente, cupuaçu. Ou será que o correto seria “cupuaçú“, com acento no último “u”?
Neste caso, vá no mais simples: o jeito certo é cupuaçu, sem o acento agudo. Esta é a versão reconhecida pelos dicionários e pelo VOLP, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Mas, a título de curiosidade, saiba que na origem dessa palavra existia o acento, já que ela vem do tupi “kupu-wasú”.
O que é cupuaçu?
O cupuaçu é uma fruta originária da Amazônia, encontrada abundantemente no Pará e Maranhão. Também ocorre em outros países como Equador e Colômbia. Ela tem mil e uma utilidades na culinária: da polpa podem ser feitos sucos, doces, biscoitos, geleias e outras receitas. Até mesmo o caroço do cupuaçu é aproveitado para fazer uma espécie de chocolate – pois é, não é à toa que a planta recebe o nome de cacao branco.
Exemplos
- Nunca tinha provado cupuaçu, é uma delícia!
- Pergunte na mercearia se eles vendem geleia de cupuaçu, por favor.
- Você sabe se o chocolate de cupuaçu costuma ser mais caro?
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.