“Cuspir”ou “guspir”: qual é o certo?
Dúvida nojenta, mas com resposta simples. Venha conferir para não errar mais!

Expelir saliva pela boca de maneira que o líquido seja projetado para fora: estamos falando de “cuspir” ou “guspir“? Nojeiras à parte, essa é uma das dúvidas mais comuns da grafia, daquelas que dá vontade de conferir no Google toda vez antes de digitar. Vamos direto ao ponto, só há uma grafia correta e é “cuspir”, com C. “Guspir”, com G, não existe e está incorreto, de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa.
A palavra tem origem no latim vulgar, cospuíre, que vem do latim clássico, conspùo. Dá para ver quem não tem nenhum “G”envolvido, certo?
A confusão geralmente acontece porque a letra “C” e a letra “G” quando associadas às vogais “A”, “O” ou “U” obrigam a boca a fazer um movimento muito parecido, fazendo os falantes, principalmente crianças em processo de alfabetização, trocarem as duas letras.
Veja alguns exemplos com o verbo “cuspir” e suas variações para não esquecer mais:

- Na sexta edição do reality “A Fazenda”, Andressa Urach e Mateus Verdelho fizeram um duelo de cuspe: foram dezenas de cusparadas um no outro.
- Meu professor de Física fala cuspindo, tenho dó de quem senta na primeira fileira.
- É o famoso ditado: não cospe para cima que cai na testa!
- A cor do cuspe pode ser um indicativo da saúde bucal.
- A mãe está ensinando à bebê que é feio cuspir.
- Ele cospe no prato que comeu! Depois que terminou com ex, só falou mal.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.