“De nada” ou “por nada”: qual é o certo?
Não escorregue na Língua Portuguesa no momento de agradecer! Saiba qual termo é o correto

Quando alguém te agradece por algo, você pode responder, dependendo do caso, “obrigado eu“ ou “eu quem agradeço“. Mas e se quiser optar pelo agradecimento mais tradicional, enxuto, o correto seria dizer “de nada” ou “por nada”? A escolha é sua! Calma que a gente explica melhor.
+ “Obrigado eu” ou “obrigado você”: qual é o certo?
Alguns gramáticos mais puristas provavelmente defenderão o uso da expressão “por nada”, e a razão é bastante prática. Quem agradece alguém, agradece “por” alguma coisa. Por isso, a preposição adequada para responder a um agradecimento também seria “por”, e não “de”.
Mas isso, é claro, no campo teórico. O que acontece na prática é que o uso da expressão “de nada” está tão consagrado na Língua Portuguesa que ninguém considerará errado se uma pessoa usá-la – mesmo que seja em um contexto formal como em uma redação ou relatório.
+ “Eu que agradeço” ou “eu quem agradeço”: qual é o certo?
Exemplos
Pessoalmente, considero mais gentil responder “eu quem agradeço” do que “de nada” ao passar pelo caixa do supermercado.
Prontamente agradeceu ao manobrista, que respondeu sorrindo “por nada!”.
Todos os dias repetiam o mesmo diálogo no elevador: ela agradecia por segurar a porta e ele dizia “de nada”.
Veja aqui mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.