Nesta dúvida, não sobra espaço para discordância: quando quiser divergir de algo, seja em uma discussão ou argumentando em uma redação, é correto é “discordar“, com “i”. Mas isso não significa que a palavra “descordar” não exista: ela está registrada no dicionário e também está correta, mas tem outro significado e aplicações. Entenda melhor!
Discordar
A palavra discordar, com “i”, significa divergir de algo. Ou, colocando em palavras mais simples, não concordar. Outros sinônimos para este verbo são “desacordar” ou “destoar” – mas nesta vamos ter que concordar: são bem menos usuais.
Exemplos:
Ela se viu obrigada a discordar das autoridades: estavam defendendo absurdos!
Discordar nem sempre é o melhor caminho.
Tinha mania de discordar de tudo que a mãe dizia.
Descordar
Falando em palavras pouco usuais, “descordar” com certeza faz parte da lista – e quando analisamos o significado deste verbo fica fácil entender o motivo. De acordo com o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), “descordar”, com “e”, significa “cortar a medula do touro”. É uma prática comum da tourada, um evento em que os touros são incitados com bandeiras vermelhas e outros objetos para ficarem enfurecidos.
Exemplos:
Costumavam descordar os touros para abatê-los.
As touradas e a prática de descordar são combatidas por ativistas ambientais.
Confira aqui outras Dúvidas de Português!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.