Em 2011, Catherine Elizabeth Middleton, mais conhecida como Kate Middleton, se casou com o Príncipe William, principal herdeiro do trono inglês. Em uma cerimônia digna de contos de fadas, Kate se tornou parte da família real britânica, os Windsor, ganhando para si um título real. Daquele dia e até a morte da Rainha Elizabeth II, em 2022, Kate carregou o título que leva a cidade de Cambridge no nome: Duquesa de Cambridge. Ou seria “duqueza de Cambridge“? Qual é a forma correta, afinal, “duquesa” ou “duqueza“?
A resposta é simples: apenas a grafia “duquesa”, com “S”, está correta. “Duqueza”, com “Z”, está incorreto e não existe na Língua Portuguesa.
Significa da palavra
Após a morte da Rainha Elizabeth e a ascensão do Rei Charles III, Kate e o esposo “subiram de cargo”, se tornando Príncipe e Princesa de Gales. Nos termos utilizados pelas monarquias – também conhecidos como graus nobiliárquicos –, “duque” e “duquesa” são os títulos que ficam logo abaixo de “príncipe” e “princesa” (há, no entanto, variações superiores como “arquiduque” e “grão-duque”), que, por sua vez, são os anteriores a “rei” e “rainha”.
A palavra tem uma origem diversificada, que bebe desde o grego bizantino, “douka”, até o latim, “duce”. Em todos os casos, diz respeito a uma figura de poder e chefia.
Exemplos
- A duquesa exibia sua elegância enquanto caminhava pelo salão;
- A duquesa recebeu os convidados com grande simpatia em seu palácio;
- Todos os olhares se voltaram para a duquesa ao entrar na sala;
- Os súditos admiravam a sabedoria e a graça da duquesa pela varanda;
- Nascida plebeia, a atual duquesa ficou conhecida por suas habilidades de ascensão social;
- Os funcionários atendiam aos caprichos da duquesa com prontidão.
Veja outras dúvidas de português
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.