“Emigrar” ou “imigrar”: qual é o certo?
Neste caso, a pergunta mais adequada seria "quando usar cada um deles"? Entenda!

Diversos motivos levam as pessoas a deixarem o próprio país. Isso pode acontecer por motivação econômica, por conflitos e perseguições no país de origem ou até mesmo por causa dos efeitos das mudanças climáticas. Seja qual for a motivação, o correto é dizer que alguém irá “emigrar” ou “imigrar” ao se referir a esse deslocamento para outros lugares?
As duas palavras constam no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, assim, nenhuma está errada. E mais: é possível dizer que uma mesma pessoa emigrou e imigrou. Enquanto a palavra “emigrar” é utilizada para se referir ao ato de sair do país de nascimento, “imigrar” diz respeito a entrar em um outro país.
Quando usar emigrante, imigrante ou migrante?
Conforme a explicação acima, podemos nos referir a quem deixa seu país de origem como “emigrante”. Ao entrar em um novo país, é “imigrante”. Já “migrante” é qualquer pessoa que muda de região ou país.
Criada em 1951, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) faz parte do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU) e é a principal organização intergovernamental com foco em migração.
Vale dizer também que nem todo imigrante é um refugiado, mas todo refugiado emigrou.
Exemplos com “emigrar” e “imigrar”
- Muitos brasileiros decidem emigrar para Portugal pela facilidade com a língua.
- Ele sempre sonhou em emigrar para os Estados Unidos e viver em Nova York.
- Ao imigrar para a Irlanda, eles encontraram uma comunidade acolhedora.
- Ela conseguiu imigrar após o longo processo de solicitação de visto.
Veja mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.