“Emitir” ou “imitir”: qual é o certo?
Você provavelmente usa apenas uma delas no dia a dia, mas as duas existem!

Esse é um daqueles clássicos da língua portuguesa em que duas palavras são muito parecidas, na escrita e na fala, mas têm significados bastante diferentes. É o mesmo que acontece que “cumprimento” e “comprimento”, ou então “eminente” e “iminente”. No caso dos termos que dão título a este texto, você quando usar “emitir” ou “imitir”?
Para começo de conversa, é bom reforçar: as duas palavras existem e estão registradas em dicionários. Mas, como a definição de cada uma delas é bastante diferente, é preciso atenção na hora de utilizá-las.
“Emitir” certamente é a mais comum e utilizada no dia a dia. De acordo com o Dicionário Michaelis, significa “lançar de si luz, sinal, som etc.; refletir, soltar”. Exemplo: o sol emite luz própria. Também pode significar “expressar oralmente ou por escrito”, quando dizemos que alguém “emite suas opiniões sem medo”.
Já “imitir”, com “i”, tem um sentido mais restrito. Significa, de acordo com o Michaelis, “pôr(-se) para dentro; meter(-se) em”. É bastante usado no meio jurídico para se referir ao ato de tomar posse.
Exemplos com “emitir” e “imitir”
- Era tão simpática que parecia emitir uma luz própria
- Eu não preciso de sua autorização para emitir minhas opiniões!
- Precisava imitir os herdeiros na posse da casa antes que fosse tarde demais.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.