“Empoderado” ou “emponderado”: qual é o certo?
Olha, garantimos que a resposta vai te surpreender.
Não tem como negar: toda vez que toca uma música que amamos nas festas, a sensação de liberdade e poder muito grande nos toma o corpo todo. Nós nos sentimos completamente… empoderados ou emponderados?
Bom, essa sensação é chamada de “empoderamento”, mas isso não significa que seu similar, “emponderar“, não exista. As duas palavras estão cadastras no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa). Então vamos às diferenças.
Empoderar
Segundo o dicionário Michaelis, “empoderar” significa “investir(-se) de poder, a fim de promover ações que possam provocar mudanças positivas no grupo social”. Ou seja, empoderar é dar e conceder poder, dar autoridade a algo ou alguém, afirmar o poder de alguma coisa ou alguém, que possa desenvolver habilidades empoderadoras.
Exemplos
Esta música da Beyoncé é muito empoderadora.
Ela trabalha em uma ONG que tem como principal objetivo empoderar mulheres da periferia por meio do ensino da Língua Portuguesa.
Como influencer de Instagram, eu tenho a missão de empoderar jovens negras para que alcancem seus sonhos.
O empoderamento feminino possui um longo histórico de luta.
Emponderar
A palavra “emponderar” traz o significado de tomar para si ou para outrém uma responsabilidade, tarefa ou obrigação. Para facilitar sua compreensão, podemos pensar em sinônimos de “emponderar”: encarregar, responsabilizar ou incumbir.
Exemplos
Pode deixar que eu me empondero do relatório mensal.
O Carlos avisou que as entregas desse produto foram emponderadas a ele.
Você pode se emponderar desta tarefa?
Veja aqui mais dúvidas de português e empodere cada vez mais seu vocabulário!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.