Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Dúvidas de português

Continua após publicidade

“Enchame” ou “enxame”: qual é o certo?

Saiba aqui qual é a forma correta do coletivo de insetos

Por Patrícia Giuffrida
20 nov 2024, 15h00

Bzzz… Sabe aquele barulhinho de um monte de abelhas voando em conjunto? Esse grupo tem um nome específico: enxame! Sim, se escreve com “x”. “Enchame” com “ch” não existe. Por quê? Bora entender o motivo dessa dúvida e nunca mais errar!

Renata Silva, professora de Língua Portuguesa da rede Pitágoras, explica que “as palavras que iniciam com a sílaba ‘em’ seguem a regra ortográfica geral de serem escritas com ‘x’. Assim, temos ‘enxame’, ‘enxada’, ‘enxaguar’, entre outras”. 

E você deve estar se perguntando: mas e a palavra “encher” não segue essa regra? “Não. A explicação é que vocábulos derivados de uma palavra primitiva iniciada por ‘ch’ devem manter sua escrita. Assim, ao usarmos o prefixo ‘em’ em uma palavra escrita com o dígrafo ‘ch’, a palavra derivada mantém-se fiel à grafia primitiva, como é o caso de ‘cheio’, que dá origem aos termos ‘encher’ e ‘enchente’”, explica a professora. 

Desvendando a origem

A palavra “enxame” remonta ao latim “exāmen, ĭnis”, que significava, entre outros sentidos, um conjunto de animais ou pessoas. Hoje esse termo é usado para designar um grupo de insetos – como abelhas ou vespas – que voa juntos em grande quantidade. Também pode ser usado para se referir a muitas pessoas ou coisas aglomeradas em um mesmo lugar.

Exemplos

Como usar a palavra “enxame” no dia a dia ou ao escrever uma redação? Dá uma olhadinha nas sugestões abaixo.

Continua após a publicidade

Como a imprensa usa?

Você pode ver a palavra “enxame” em vários noticiários. Veja esses três exemplos veiculados em grandes veículos de comunicação. 

“‘Enxame’: a série de terror satírico que virou sensação no Prime Video. Criada por Donald Glover e com Billie Eilish no elenco, produção examina a relação doentia entre fãs e celebridades”, revista Veja.

Continua após a publicidade

“As abelhas sem ferrão ainda podem defender seus ninhos quando atacadas, mas mordendo. Você pode pensar nelas mais como um incômodo do que como um enxame com ferrões mortais”, Folha de S. Paulo.

“Cruzando as previsões de clima com as condições de propagação dos gafanhotos, eles descobriram uma alta probabilidade de que novos ‘pontos críticos’ de enxames apareçam ao redor do mundo, em áreas anteriormente não afetadas – como no Paquistão e na Argélia, ou na Índia e Marrocos”, Superinteressante.

Veja outras dúvidas de português.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Publicidade
“Previu” ou “preveu”: qual é o certo?
Estudo
“Previu” ou “preveu”: qual é o certo?
Só tem uma forma correta. Descubra aqui e não erre mais!

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 5,99/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.