“Enchente” ou “enxente”: qual é o certo?
A palavra se escreve com x ou ch? Conheça a grafia correta
Você já deve ter visto essa palavra nos noticiários dos últimos meses, especialmente sobre as catástrofes no Rio Grande do Sul. Mas você prestou atenção na grafia? Não? Pois saiba que a forma correta de escrita é “enchente”.
“A palavra vem do latim ‘implere’, que significa ‘encher’. A forma ‘enchente’ evoluiu para designar a ação de encher, especialmente em contextos de rios e corpos d’água. Inundação e cheia são sinônimos possíveis”, explica o professor Luiz Fernando Schibelbain, Líder de Bilíngue e Habilidades do Século 21 da School of Schools Soluções Educacionais.
Mas por que as pessoas confundem tanto o do uso do “x” e do “ch”? O professor Schibelbain esclarece que existe uma regra na língua portuguesa em que a letra “x” sempre acompanha a sílaba “em-”. Exemplos: enxaguar, enxame, enxaqueca, enxoval. Com “enchente”, a regra não se aplica, já que “encher”, sua palavra de origem, é escrita com “ch”. O mesmo acontece com outras palavras que derivam de “encher”, como enchimento e cheio.
+ Inundação, enchente, alagamento: entenda as diferenças
A palavra “enchente” em letras de música
“Enchente” não está apenas nos noticiários, mas também em poesias, poemas e canções. “Há uma música chamada ‘Seca d’água – Nordeste já’, que faz parte de um disco lançado por diversos artistas brasileiros na década de 80. A composição, feita sobre um poema do poeta popular Patativa do Assaré, foi gravada por um grupo de 140 músicos para ajudar a população afetada por uma enchente na região nordestina”, exemplifica o professor Schibelbain.
Confira um trechinho da letra da música abaixo:
“O Jaguaribe inundou a cidade de Iguatu
E Sobral foi alagado pelo Rio Acaraú.
O mesmo estrago fizeram Salgado e Banabuiu.
Ceará martirizado, eu tenho pena de ti.
Limoeiro, Itaíçaba, Quixeré e Aracati
Faz pena ver o lamento dos flagelados dali.
Seus doutores governantes da nossa grande nação
O flagelo das enchentes é de cortar coração.
Muitas famílias vivendo sem lar, sem roupa, sem pão.
A sorte do nordestino é mesmo de fazer dó
Seca sem chuva é ruim
Mas seca d’água é pior”.
Outros exemplos do uso da palavra “enchente”
Veja abaixo como você pode usar essa palavra no dia a dia.
- A enchente inundou várias ruas da cidade.
- Durante a enchente, a população foi evacuada.
- Voluntários criam site com informações sobre desaparecidos e desabrigados nas enchentes do Rio Grande do Sul.
- O rio está em enchente após dias de tempestade.
Confira outras dúvidas de Português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.