“Entonação” ou “intonação”: qual é o certo?
As duas palavras podem ser música para os seus ouvidos, basta saber utilizá-las!

Já ouviu falar naqueles cantores que dão um verdadeiro show em programas de televisão, têm vozes belíssimas nas gravações do álbum, mas são um fiasco quando cantam ao vivo? Neste caso, o que falta a eles é uma boa “entonação” ou “intonação”?
A resposta é simples: qualquer uma das versões vale! Tanto “entonação” quanto “intonação” existem na Língua Portuguesa e, segundo os dicionários, podem ser usadas para se referir à “modulação na voz de quem fala ou recita”. O Michaelis também afirma que entonação é a “variação de altura do tom que recai sobre uma palavra ou série de palavras”, assim como uma variação na voz para marcar a intenção do falante.
Ou seja, no ramo linguístico, as duas palavras podem ser consideradas sinônimas.
No entanto, “intonação” também aparece em alguns dicionários como sinônimo de “entoação” e, neste caso, apresenta algumas definições mais específicas do universo musical. “Entoação” é a “ação ou efeito de entoar um canto; entoamento”, ou ainda “o tom certo e afinado de voz ou de instrumento”.
Exemplos
- De acordo com as lendas, a sereia é capaz de entoar uma canção que enfeitiça os homens;
- A entonação daquela apresentadora é péssima, mal consigo compreender o que ela diz;
- Pela entonação da amiga, pôde logo perceber que ela estava chateada;
- Não use essa entonação comigo, sei que esta sendo irônico;
- A melhor coisa do mundo é quando alguém entoa uma música para você dormir.
Confira outras dúvidas de Português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.