Ah, que sensação boa conhecer pessoas genuínas, verdadeiras! Daquelas que se expressam livremente, e pouco se importam com a opinião alheia sobre si. Estamos falando de alguém que age com “espontaneidade” ou “espontaniedade”? O lugar da letra “i”, acredite, faz toda diferença.
Para entender se é o “i” ou o “e” que vem antes nesse substantivo feminino, basta dar uma olhadinha de onde ele deriva. Explicamos melhor!
O que é espontaneidade?
Ops, já demos a resposta. O correto mesmo é “espontaneidade”, com “ei”. E para entender o porquê, basta saber que sua definição pelo Dicionário Michaelis é “qualidade daquilo que é espontâneo; desembaraço, naturalidade.” A formação da palavra, portanto, se deu assim:
espontâneo+i+dade
O “e” veio primeiro e depois o “i”, percebeu? Não vá errar mais na hora de falar – a não ser que saia espontaneamente, é claro.
Exemplos com espontaneidade
- Nem todos tinham a mesma graça e espontaneidade daquela aluna da turma;
- As pessoas nem sempre apreciam a espontaneidade – por vezes, preferem quem pensa bem antes de falar;
- A espontaneidade é sempre bem-vinda, mas precisa ser dosada em certos ambientes;
- Adora conhecer pessoas como ele, que agiam com toda espontaneidade.
Confira outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.