“Espresso” ou “expresso”: qual é o certo
Sem pânico na hora de escrever o nome desse café. Descubra qual é a forma correta!
Essa dúvida certamente já perturbou os fãs de um bom cafezinho. Ele cai bem de manhã, depois do almoço ou durante à tarde, quando bate aquela preguiça e você precisa continuar produtivo. Não há melhor remédio do que um bom café expresso! Ou seria café espresso?
Sem estresse. A verdade é que, embora apenas a forma com “s” esteja registrada no VOLP, o Vocabulário ortográfico da Língua Portuguesa, tanto “expresso” quanto “espresso” podem ser usados para se referir ao café preparado na máquina sob pressão. Ambos aparecem em dicionários como o Michaelis e o Aulete, e para entender porque as duas formas são aceitas basta um rápido resgate da etimologia.
De onde veio o café espresso?
Todas as vezes que você usa “espresso“, com “s”, está rememorando a origem deste tipo de bebida. Explicamos. Este preparo de café, na máquina sob pressão, surgiu justamente na Itália, e essa é a grafia da palavra por lá. “Espresso” seria, portanto, um estrangeirismo – mas não menos aceito por causa disso, afinal usamos palavras como “shopping” sem o menor pudor, certo?
“Expresso” acabou se tornando uma tradução da palavra para o português, mas é neste ponto que começa a confusão etimológica. O significado do termo, segundo o dicionário Michaelis, é “explícito ao manifestar-se”, “que dá a última palavra” e, o mais usual, “enviado diretamente”. Normalmente, usamos “expresso” para referir àquilo que é rápido, instantâneo – o transporte expresso, o envio expresso.
O cafezinho expresso seria, portanto, o café rápido? Bem, essa é a uma das teorias aceitas.
Acontece que tanto “espresso” – a forma italiana – quanto “expresso” derivam do latim exprimere, que significava tanto “apertar com força” quanto “enunciar claramente”.
Ou seja, também é provável que o café tenha recebido esse nome em função da mecânica de seu preparo, já que ele é extraído sob pressão.
Mistérios à parte, a verdade é que ninguém pode te corrigir se você escrever de uma forma ou de outra, mas saiba que a versão adaptada ao nosso idioma é “expresso”, com “x”.
Exemplos
- Em minha viagem à Itália, provei o melhor café espresso do mundo;
- Gostaria de dois cafés expressos, por favor;
- Preferia tomar o café expresso depois do almoço porque era mais forte.
Veja mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.