
Você já tentou dizer que está com dor na “costa”? Pois é melhor pensar duas vezes. Apesar de “costa” existir, ela não tem o mesmo significado de “costas”. E não, não é pegadinha de prova: é só a língua portuguesa sendo, mais uma vez, cheia de nuances.
De acordo com André Vieira, professor de língua portuguesa do Elite Rede de Ensino: “a palavra ‘costas’ é um pluralia tantum, ou seja, um substantivo usado apenas no plural, por razões históricas e semânticas”.
Em outras palavras: apesar de “costa” existir (e ser usada com outros sentidos), “costas”, no sentido da parte de trás do corpo, só funciona mesmo no plural.
Diferença entre “costa” e “costas”
“Costa” é usada principalmente para se referir ao litoral de um país ou região – como na expressão “costa brasileira” – e, raramente, para indicar a região lombar. Já “costas”, no plural, é a parte posterior do corpo humano, das espáduas até a cintura.
Isso se deve, segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, ao fato de que certos nomes “consolidaram-se no uso apenas em sua forma plural para referir-se a entidades múltiplas ou cuja percepção envolve simetria, dualidade ou extensão bilateral”.
É por isso que palavras como costas, óculos e parabéns só aparecem no plural, mesmo que se refiram a algo único no significado.
+ “O óculos” ou “Os óculos”: qual é a forma correta?
Origem da palavra “costas”
A palavra vem do latim “costa”, que significava “costela” ou “lado” e “margem”.
“O plural ‘costas’ consolidou-se como a parte posterior do corpo, possivelmente por analogia com a simetria corporal (duas escápulas, dois lados)”, revela o educador.
+ “A gente” é plural ou singular?
De olho nos exemplos
Para não ter confusão entre essas duas palavras (singular ou plural), dá uma olhada nessas cinco frases:
- O navio atracou na costa brasileira ao amanhecer;
- Durante a caminhada, seguimos pela costa oeste da ilha;
- Ele virou de costas para não ver a cena;
- Levei um susto quando senti alguém encostar nas minhas costas;
- As mochilas muito pesadas podem causar dores nas costas das crianças.
E na música, também tem:
O professor André cita como exemplo a letra da música “Aquarela dos 30”, interpretada pela cantora Sandy, em que é usada a palavra “costas”.
Leia o trechinho aqui:
“Tenho sonhos adolescentes
Mas as costas doem
Sou jovem pra ser velha
E velha pra ser jovem
Tenho discos de 87 e de 2009
Sou jovem pra ser velha
E velha pra ser jovem”.
Confira outras Dúvidas de Português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.