“Fazer jus” ou “fazer juz”: como escreve e o que significa essa expressão?
Nem precisa fazer por merecer, o GUIA DO ESTUDANTE tira todas as suas dúvidas
Todo mundo já ouviu a história de um parente, filho de um vizinho ou primo de um namorado que foi aprovado na universidade pública de prestígio. Memes (e inveja) à parte, é notável o esforço que um estudante faz para ser aprovado nas primeiras colocações de um curso concorrido em uma federal. Podemos dizer, então, que o estudante fez jus à sua aprovação. Ou seria “fez juz“?
Na Língua Portuguesa, só uma dessas formas é aceita. Bora conhecer?
A única maneira correta de escrever é “fazer jus”, com “s”.
De acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), a grafia “fazer juz” está incorreta e não é reconhecida pela norma culta da Língua Portuguesa. Mas o que significa, afinal, essa expressão?
Qual o plural de lápis?
O que significa “fazer jus”?
A expressão “fazer jus” a algo significa: merecer, ter direito, ser digno, estar à altura de determinada afirmação, recompensa, reconhecimento. Segundo o Dicionário Houaiss, “fazer jus” significa ter direito por merecimento. Já o Michaelis registra o sentido como fazer-se digno de algo, merecer.
De acordo com o gramático Antônio Geraldo da Cunha, no Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, a palavra “jus” vem do latim jus e juris, que significa “direito” — só lembrar de “jurídico”, “jurisdição” e “jurisprudência”. Ou seja, quem “faz jus” está mostrando que tem direito a algo.
Apesar de ser uma expressão mais frequente em textos jurídicos, notícias e artigos, não é tão incomum nos depararmos com ela em cenários coloquias ou até mesmo em redações de vestibulares. “Aquela menina fez jus à eliminação”, podemos comentar sobre um reality show. “O Gabriel fez jus ao aumento, ele está arrasando!”, podemos dizer sobre um colega de trabalho.
Agora, a forma “juz” simplesmente não existe na Língua Portuguesa. Mas nada de ficar envergonhado pelo erro: confusões desse tipo acontecem por influência da fala sobre a escrita, ou até mesmo pelo associação de outra palavra parecida e que está dentro da temática, “juiz”.
Exemplos
- Fábio fez jus ao prêmio pelo esforço;
- A equipe faz jus ao título conquistado;
- A funcionária fez jus ao ao aumento salarial;
- O filho dele precisa fazer jus à bolsa na universidade;
- O atleta fez jus ao reconhecimento internacional.
Confira outras Dúvidas de Português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
“Fazer jus” ou “fazer juz”: como escreve e o que significa essa expressão?
Qual é o plural de “júnior”?
Resultado PND 2025: saiba aqui como ver
6 possíveis temas de redação da Fuvest 2026
Faculdades que usam a nota do Enem, sem ser o Sisu





