“Festa junina” ou “festa julina”: qual é o certo?
Uma acontece em junho e outra em julho? Os dicionários não concordam muito com essa colocação
Chegou aquele momento do ano que os brasileiros aguardam ansiosamente – e não é o carnaval. Tem curau, canjica, paçoca e mais um monte de comida boa. Estamos falando da festa junina, é claro! Mas será que se deixarmos para ir na quermesse de São João no início de julho, e não em junho, o correto seria dizer “festa julina“? Tem muita gente que usa essa variante, mas neste texto o GUIA DO ESTUDANTE te explica por que ela não é tão correta assim.
‘Junina’ em junho e ‘julina’ em julho?
Uma rápida consulta ao dicionário ajuda a responder essa dúvida. Vamos começar pelo mais tradicional, a festa junina. Segundo o Dicionário Michaelis, a palavra “junino”, que compõe o termo, é um adjetivo “relativo ao mês de junho e, especialmente, às festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, celebradas respectivamente nos dias 13, 24 e 29 desse mês”.
A partir dessa breve explicação, já poderíamos chegar a uma parte do veredito: a verdadeira “festa junina” tem esse nome não só por causa do mês em que acontece, mas também por estar atrelada às celebrações dos três santos. Por isso, muitos gramáticos consideram que o uso de “festa julina” para se referir ao mesmo tipo de comemoração, só que no mês de julho, não é adequado, já que desvincula-se do sentido original.
Também vale pontuar que o termo “julino”, diferentemente do “junino”, não está registrado nos dicionários.
Exemplos
- Minha parte preferida da festa junina é o momento da quadrilha!
- Quais comidas você está ansioso para comer na festa junina do bairro?
- Todos os anos, a escola organizava uma imensa festa junina com a contribuição dos pais.
- Caso não tenha ido a nenhuma festa junina em junho não se preocupe! Algumas estão marcadas para julho.
Veja mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.