Frauda ou fralda: qual é o certo?
Os bebês usam "fralda" ou "frauda"? E quem engana para obter vantagens, será que está "fraldando" ou "fraudando"?
Quem entende a importância das cotas raciais e sociais não frauda o sistema. Ou seria “fralda o sistema”? Neste caso, tem um jeito certo: quando estamos nos referindo ao ato de fraudar, o correto é “frauda”, com “u”. Mas isso não significa que a palavra “fralda” com “l”, não exista. Pelo contrário: é provável que ela seja ainda mais usada cotidianamente.
Entenda melhor o significado e uso de cada um dos termos!
Fralda
A fralda é o item de higiene usado principalmente em idosos e crianças para absorver excrementos, como as fezes e urina. Existem vários tipos de fraldas: as infantis, descartáveis, de pano, geriátricas. O que não muda é que todas elas, invariavelmente, são escritas com a letra “l”.
Exemplos:
A fralda dos gêmeos estava acabando e precisaram comprar às pressas.
A fralda geriátrica era o item mais escasso naquele lar de idosos.
Frauda
“Frauda”, como você descobriu há pouco, é um verbo – diferentemente de seu homófono “fralda”, que é um substantivo. Trata-se da conjugação em terceira pessoa do singular no presente do indicativo – ou na segunda pessoa do singular no imperativo – de “fraudar”.
Significa enganar, geralmente em um ato ilícito.
Exemplos:
Hoje cedo descobriram que a funcionária frauda todas as notas fiscais para desviar verbas.
Ele faz parte de uma comissão que identifica quem frauda as cotas raciais na universidade.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.