“Glamuroso”, “glamoroso” ou “glamouroso”: qual é o certo?
Uma delas segue a origem inglesa, enquanto a outra é a versão aportuguesada. Confira!
Uma pessoa cheia de charme e encanto, capaz de gerar magnetismo por onde passa, é alguém “glamoroso” ou “glamouroso”? Ou seria ainda “glamuroso“? Embora essa última opção seja a mais pronunciada informalmente, somente as duas primeiras grafias são aceitas.
Isso porque somente as duas palavras constam no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. A palavra “glamouroso” é derivada de “glamour”, palavra de origem inglesa incorporada no nosso vocabulário. Já “glamoroso” é a versão aportuguesada da palavra. Existe ainda o verbo glamorizar, derivado de glamoroso, segundo o Michaelis.
Palavras formadas por derivação sufixal
Tanto glamouroso, quanto glamoroso são palavras formadas a partir da derivação sufixal, com o acréscimo do sufixo “oso” ao final delas. Esse tipo de sufixo é chamado de nominal e dá origem a um substantivo ou adjetivo. O sufixo “oso” forma um adjetivo ao se unir a um substantivo, seu significado é provido ou cheio de. Assim, glamouroso ou glamoroso são usados para se referir a algo cheio de glamour.
Exemplos com glamoroso e glamouroso
- Ela foi a festa com um vestido glamouroso
- Ontem me senti muito glamoroso durante a apresentação.
- Ele é sempre tão glamouroso.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.