“Hamburguers” ou “hambúrgueres”: qual é o certo?
Vamos dar um desconto, já que o plural dessa palavra não é tão intuitivo assim. Descubra e não esqueça mais!
Sabe aquele dia em que você está com tanta fome que não se satisfaz com apenas um hambúrguer, e precisa de mais outro? Nesta hora, você pede por dois “hamburguers” ou “hambúrgueres”? Antes de mais nada, fique tranquilo: o plural dessa palavra não é tão intuitivo assim. Primeiro porque ela foi “aportuguesada”, e segundo porque a formação do plural para palavras terminadas em “r” é um pouco diferente.
Uma palavra importada
De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra “hambúrguer” tem origem no alemão “hamburger” – o que mudou nesse processo de adaptação para nossa língua foi o acréscimo do “u” na última sílaba e do acento agudo. Quase todo mundo já sabe, mas não custa reforçar: trata-se de um “bife feito de carne moída, ovos e temperos que recebe forma arredondada e, depois de frito, em geral é servido dentro de um pão redondo”. A palavra, no entanto, também é usada para se referir genericamente ao lanche recheado com esse bife.
O plural de palavras com final “-r”
Dito isso, vamos acabar com o mistério: o plural de “hambúrguer” é “hambúrgueres”, com “es” no final. Isso porque, mesmo que a palavra tenha origem em outra língua, aqui ela obedece à regra dos plurais de palavras terminadas em “-r”.
Essa regrinha determina que palavras com essa terminação precisam ter o acréscimo de “es” para virarem plural. É o mesmo que acontece com as palavras:
- Açúcar, que vira açúcares;
- Mulher, que vira mulheres;
- Bar, que vira bares.
Exemplos
- Como o salário tinha acabado de cair, pediu hambúrgueres para a família inteira;
- Os dois hambúrgueres com bacon são meus!
- Aquela lanchonete fazia os melhores hambúrgueres da cidade.
Confira outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.