“Humildade” ou “umildade”: qual é o certo?
Tenha você essa virtude ou não, vale aprender a forma correta de escrever!

Está aí uma qualidade que todo mundo admira e quer ter. Segundo o dicionário Aulete, é a “consciência das próprias limitações”, ou ainda a mesma coisa que modéstia. Já o dicionário Michaelis define como a “virtude com que manifestamos o sentimento de nossa fraqueza”. E você, tem humildade? Ou será que o correto é escrever umildade?
Longe de nós sermos presunçosos, mas se você anda escrevendo “umildade” por aí, saiba que está incorreto segundo a norma padrão da Língua Portuguesa. O certo é “humildade” e por uma razão bem simples: a etimologia da palavra. Ela vem do latim humilĭtas, também escrito com o “h” no início.
Mas cá entre nós, a confusão é muito justificável. Afinal de contas, a letra “h” não muda absolutamente nada na pronúncia da palavra. Dizer “humildade” ou “umildade” soa da mesma forma. É o mesmo que ocorre em todas as palavras que começam com essa consoante, como “hospital”, “hábito”, “harmonia” e por aí vai. O “h” não tem som nenhum.
Mas para quê, então, essa letra existe nestes casos?
A SUPERINTESSANTE explicou neste texto. Mais uma vez, a culpa é do latim, já que na língua que deu origem ao nosso português o “h” era, sim, pronunciado. Seu som era parecido com a letra “r”, como dizemos em “rato” ou “rico”, por exemplo.
Exemplos com humildade
- Tenha humildade e peça ajuda quando não souber fazer algo;
- Ele se gabava de ter humildade, mas esse já era um sinal de seu orgulho;
- De quê adianta tanta humildade se não tem empatia?
- Uma das virtudes que mais valorizava era a humildade.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.