“Inalcançável” ou “inalcansável”: qual é o certo?
Quer se referir àquela meta muito difícil - ou até impossível? A gente te ajuda

Ei, você que está lendo este texto, nunca deixe ninguém dizer que seu sonho é inalcançável! Ou será que o correto seria escrever “inalcansável“? A dúvida entre o “ç” e o “s” atormenta os falantes de Língua Portuguesa, e com este adjetivo não poderia ser diferente.
Quando você se deparar com a palavra e bater a incerteza, anote aí este macete: é só se lembrar do antônimo, ou seja, do contrário. Alcançável é com “ç”, portanto, “inalcançável” também! Ambas as palavras vem do verbo “alcançar”.
De acordo com o Dicionário Michaelis, inalcançável é justamente aquilo “que não se pode alcançar; não alcançável; inatingível”.
Alguns possíveis sinônimos para a palavra, a depender do contexto, são: inconcebível; impraticável; inacessível; inatingível.
Exemplos inalcançáveis
- A ginasta fez seu melhor, mas o recorde de Simone Biles era inalcançável;
- Dizer que seu sonho é inalcançável é ser conformista. Insista!
- O professor fez uma pegadinha muito difícil na prova. Por isso, a nota 10 era praticamente inalcançável.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.