Intensão ou intenção
Quando queremos tirar uma dúvida de português temos a "intensão" ou "intenção" de saná-la?

Quando abrimos o site do GUIA DO ESTUDANTE para tirar nossas dúvidas de português, temos um propósito, uma intenção. E nesse caso é om “ç” mesmo. Mas calma! Isso não quer dizer que “intensão” não exista na língua portuguesa. Existe sim, e possui a mesma sonoridade de “intenção”.
As duas palavras são, o que se chama no português, de homônimas, pois possuem a mesma sonoridade, mas significados completamente diferentes.
Vamos saber mais sobre o significado de cada uma delas.
Intenção
Intenção, com “ç” significa desejo, propósito, intento, disposição. Ou seja, é uma vontade de alcançar algo. Esta palavra é um substantivo feminino, que vem do latim intentio.
Exemplos
Minha intenção é estudar à tarde para a prova.
Eu tinha a intenção de ir passear neste fim de semana.
Suas palavras vêm sempre com segundas intenções.
Intensão
Pois é, estudante, “intensão” existe, sim, na nossa querida e cheia de surpresas Língua Portuguesa. Ela também é um substantivo feminino, e sinônimo de intensidade: tornar algo mais intenso, isto é, aumentar a tensão.
Sua origem também está no latim, na palavra intenso.
Exemplos
A intensão da dor irá aumentar se você não aplicar gelo.
O frio irá sofrerá uma intensão no fim de semana.
Sua voz sofreu uma grande intensão quando falou ao público.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.