Você está no supermercado olhando para o setor de laticínios, quando surge aquela dúvida clássica: devo levar iogurte para casa? Apesar da simpática pronúncia de “iorgute” de muita gente, a escrita correta dessa palavra é “iogurte”, com o R antes do T.
Isso se explica graças à etimologia do termo – a análise da origem histórica das palavras. Nosso “iogurte” vem de uma expressão turca: yoğurt, que significa “coalhado, engrossado”.
De fato, o iogurte é um alimento produzido a partir da fermentação do leite, por meio da cultura de algumas bactérias da família Streptococcus e Lactobacillus – os famosos lactobacilos vivos. Depois de repousar por um tempo em uma temperatura levemente elevada, entre 30-45C, o leite misturado com as bactérias engrossa, azeda e se torna essa delícia cremosa chamada “iogurte”. Sempre escrito dessa forma.
Exemplos de uso:
O meu iogurte favorito é o de morango!
Quem mexeu no meu iogurte?
Mãe, traz iogurte pra mim?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.