“Isqueiro” ou “esqueiro”: qual é o certo?
Está cansado de emprestar esse objeto para os amigos e nunca devolverem? Saiba como pedir de volta corretamente

Essa é uma daquelas palavras que, tentando acertar, muita gente acaba escolhendo a pronuncia – e grafia – errada. Afinal, qual é o nome daquele aparelhinho que produz fogo, usado principalmente para acender cigarro? É “isqueiro” ou “esqueiro”? A gente responde, e ainda te ensina um macete para nunca mais esquecer.
O correto é “isqueiro”, com “i”! A palavra “esqueiro”, com “e” no início, não existe na Língua Portuguesa falada no Brasil, e por isso não é dicionarizada e nem consta no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa).
Segundo o Dicionário Michaelis, “isqueiro” é um pequeno aparelho, geralmente de metal, que funciona da seguinte maneira:
“munido de um pavio umedecido de gasolina ou de um compartimento com gás, que se inflama ao contato de faíscas produzidas por atrito entre um cilindro serrilhado ou uma mola e uma pedra especial”.
Aí é que está o macete para não esquecer mais! “Isqueiro” é formado pela junção de “isca” – o pequeno pavio umedecido de gasolina – com “eiro”, um sufixo usado em objetos que tem alguma serventia.
Exemplos
- Não gostava de emprestar o isqueiro para os amigos, porque nunca devolviam.
- Por causa da promoção, já comprei logo três isqueiros.
- Sabe onde vende isqueiro a essa hora?
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.