Pequena, redondinha, de casca preta e polpa branca, doce… Estamos falando da jaboticaba. Ou seria jabuticaba? Como se escreve? As duas formas estão corretas, mas a mais usada entre os brasileiros é a segunda opção, com a letra “u”.
Essa frutinha tão deliciosa é tipicamente brasileira e tem sua origem na palavra indígena tupi “iawotikáwa”, que quer dizer “fruto em botão”. A árvore nasceu na Mata Atlântica e se espalhou pelo país. Ela pode ser encontrada em fazendas, sítios e até no quintal das casas. Goiás é o campeão na produção. Lá é onde tem o maior pomar de jabuticabeiras do mundo!
O pé de jabuticaba (ou jaboticaba) é uma árvore imensa, pode chegar até 15 metros. As frutas nascem no tronco. A gente conhece a versão mais popular, que é a fruta com a casca escura, mas tem também branca, verde e até cabeluda. São mais de 100 variedades.
Com tantas opções, é possível fazer diversas receitas com a fruta: geleias, sucos, licores, sorvetes e molhos. Já provou farofa com a casca da fruta? Além de delicioso, esse alimento também é muito saudável. É rico em nutrientes, como vitaminas, fibras, potássio, ferro e selênio. Tudo de bom para a saúde!
Significado para além da fruta
O termo “jabuticaba” ou “jaboticaba” tem sido usado também para indicar algo que só existe em nosso país, por ser uma fruta genuinamente nacional. Você já ouviu a expressão: “Esse problema é igual a jabuticaba, só acontece no Brasil”?
Exemplos
Na canção “Tropicana”, Alceu Valença e Vicente Barreto escolheram a versão da fruta com a letra “o”, para a composição da frase: “Jaboticaba, teu olhar noturno”. Veja aqui mais exemplos, nas duas formas de escrita.
- Conhece os benefícios da jabuticaba?
- Minha avó fez uma deliciosa geleia de jabuticaba.
- A jabuticaba é uma fruta típica brasileira.
- Tem um pé de jaboticaba no quintal lá de casa.
- Já experimentou suco de jaboticaba?
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.